top of page
Foto do escritorEduardo Rangel

O Legado de Franklin Davis Robinson

Atualizado: 9 de mar. de 2023

De pós-graduado em engenharia aeronáutica a concedido a um líder aeroespacial e construtor de um Helicóptero



Vida e carreira

Robinson nasceu em Carbonado [1] no estado de Washington , o caçula de quatro filhos. Seu pai trabalhava como mineiro de carvão, operador de serraria e proprietário de um resort de pesca. Ele recebeu seu diploma de BSME da Universidade de Washington em 1957, com pós-graduação em engenharia aeronáutica na Universidade de Wichita .

Robinson começou sua carreira de engenheiro em 1957 na Cessna Aircraft Company trabalhando no helicóptero de quatro lugares Cessna CH-1 Skyhook.


O caçula de quatro filhos, ele cresceu durante a Depressão. Aos nove anos, Frank viu uma foto no Seattle Post Intelligencer de Igor Sikorsky pairando sobre seu helicóptero VS300 Prototype. A ideia de que uma máquina pudesse permanecer estacionária no ar fascinou Frank e definiu o rumo para o trabalho de sua vida. Quando jovem, ele trabalhou na faculdade concentrando sua educação no design de helicópteros. Em 1957, ele obteve um diploma de BSME da Universidade de Washington e mais tarde fez pós-graduação na Universidade de Wichita.


Depois de 3,5 anos na Cessna, ele passou um ano trabalhando na certificação do Umbaugh U-17 e 4,5 anos na McCulloch Aircraft Corporation realizando estudos de projeto em aeronaves de asas rotativas de baixo custo.

Robinson trabalhou um ano na Kaman Aircraft em helicópteros do tipo girodinamo. Depois disso, ele passou dois anos na Bell Helicopter , onde ganhou a reputação de "especialista em rotor de cauda".

Em 1969, mudou-se para a Hughes Helicopters para trabalhar em uma variedade de projetos de pesquisa e desenvolvimento, incluindo um novo rotor de cauda para o helicóptero Hughes 500 e trabalhar no programa "The Quiet One". [2]



O R44 Raven II , um sucessor do Robinson R22

Robinson renunciou à Hughes em 1973 e fundou a Robinson Helicopter Company (RHC). O primeiro endereço comercial da RHC foi a casa de Robinson, onde o helicóptero R22 de dois lugares foi projetado.


Em meados da década de 1980, Robinson começou a desenvolver o helicóptero R44 de quatro lugares, que fez seu primeiro voo em março de 1990. A certificação da FAA foi recebida no final de 1992 e as entregas começaram em 1993. À medida que a popularidade do R44 crescia, Robinson expandiu a linha de produtos R44 para incluir o Newscopter e o helicóptero Police especialmente equipado. Em 2002, o Raven II, um R44 com motor com injeção de combustível, foi lançado e o R44 rapidamente se tornou o helicóptero mais vendido da empresa. Até o final de 2010, mais de 5.000 helicópteros R44 foram entregues em todo o mundo.


Os projetos preliminares para um helicóptero de turbina de cinco lugares começaram em 2001, mas foi em 2005 que a engenharia começou a sério depois que Robinson chegou a um acordo com a Rolls Royce para desenvolver o motor de turbina RR300. Cinco anos depois, em 25 de outubro de 2010, a turbina R66 de Robinson recebeu a certificação da FAA. O primeiro R66 foi entregue em novembro de 2010 e até 31 de dezembro de 2010 a empresa acumulava uma carteira de mais de 100 pedidos.


A história e as realizações de Frank Robinson foram reconhecidas com inúmeros prêmios e honrarias de prestígio, bem como inúmeras capas de revistas. Em 2013, Robinson recebeu a prestigiosa Medalha Daniel Guggenheim “por sua concepção, projeto e fabricação de helicópteros silenciosos, acessíveis, confiáveis ​​e versáteis”. Entre suas muitas honrarias, Frank também é membro da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos, conferencista Cierva, membro titular da Sociedade de Pilotos de Teste Experimental e membro da Sociedade Americana de Helicópteros.


Em junho de 2010, com a iminente certificação da FAA do R66, Robinson, aos 80 anos, aposentou-se. A empresa anunciou publicamente sua renúncia como presidente e presidente do conselho em agosto de 2010. Sem dúvida, Frank Robinson foi a força motriz por trás do sucesso da empresa. Desde 1988, a Robinson Helicopter Company é a fabricante líder mundial de helicópteros civis.



Com a produção do R66 em andamento e a certificação da FAA iminente, Robinson decidiu oficializar sua aposentadoria.

Seu filho Kurt Robinson foi eleito pelo Conselho de Administração para assumir os cargos de Presidente e Chairman em 10 de agosto de 2010.



Prêmios e homenagens

Robinson recebeu o Prêmio Memorial Howard Hughes de 2004 da Associação Aeronáutica do Sul da Califórnia (concedido a um líder aeroespacial "cujas realizações ao longo de uma longa carreira contribuíram significativamente para o avanço da aviação ou da tecnologia espacial"), o prêmio Lifetime de 2010 Prêmio de Engenharia de Aviação da Kiddie Hawk Air Academy Living Legends of Aviation e a Medalha Daniel Guggenheim 2013 do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica , por sua "concepção, projeto e fabricação de uma família de helicópteros acessíveis, confiáveis ​​e versáteis". Em 2009, Robinson foi introduzido no International Air & Space Hall of Fameno San Diego Air & Space Museum .


de membros 1990 Igor I. Sikorsky International Trophy American Helicopter Society

& 91 “concedido ao projetista ou construtor de um helicóptero puro estabelecendo um recorde mundial oficial durante o ano anterior na classe oficial E-1 categorias prescritas pela Federação Aeronáutica Internacional para velocidade máxima, altitude, distância ou carga útil, velocidade em distância de circuito fechado e/ou velocidade ao redor do mundo”.


1991 Distinguished Alumni Award

Escola de Engenharia da Universidade de Washington

“por realizações notáveis ​​no campo da engenharia”.


1992 Laurels Award Aviation Week & Space Technology

“por ter feito contribuições significativas para o campo global da aeroespacial.”


1993 Dr. Alexander Klemin Award American Helicopter Society

“por conquistas notáveis ​​no avanço da aeronáutica de asa rotativa”.


1997 The Doolittle Award Society of Experimental Test Pilots

“pela excelente realização profissional em Engenharia e Gerenciamento Técnico Aeroespacial”.


1998 Empreendedor do Ano Ernst & Young, et. al.

Região Oeste, Manufatura

para reconhecer “excelência e realização empresarial”.


2000 Laurels Hall of Fame “Legend” Aviation Week & Space Technology

Inductees são escolhidos entre os vencedores anteriores do Laurels, merecendo reconhecimento excepcional por “contribuições significativas para o campo aeroespacial global”.


2001 Paul Tissandier Diploma Federation Aeronautique Internationale

por “seus anos de contribuições para o campo da aviação de asas rotativas”.


Concedido àqueles que serviram à causa da aviação geral por seu trabalho, iniciativa, devoção ou de outras maneiras). voo aéreo”. 2004 Howard Hughes Memorial Award Associação Aeronáutica do Sul da Califórnia

Concedido a um “líder aeroespacial cujas realizações ao longo de uma longa carreira

contribuíram significativamente para o avanço da aviação ou da tecnologia espacial”.


Tendo alcançado algum sucesso, Robinson doou $ 1 milhão para o Universidade do Washington para um fundo de bolsa de estudos dotado com base na necessidade financeira de estudantes se formandoSulWhidbeyEnsino médio, onde ele cresceu, e mais US$ 1 milhão para estudantes de engenharia. Ele também doou US$ 1 milhão para o SmithsonianAr e EspaçoMuseu e mais um milhão para o americanoHelicópteroMuseu dentroWestchester , Pensilvânia.


248 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page