top of page
Foto do escritorEduardo Rangel

O “cóptero de carga” multimissão da Airbus é testado durante um exercício militar robótico REP(MUS)



Um demonstrador em subescala de um futuro veículo aéreo não tripulado multimissão da Airbus demonstrou suas capacidades durante um grande exercício robótico organizado no mês passado pela Marinha Portuguesa e pela OTAN, que reuniu forças militares, universidades e parceiros selecionados da indústria.


Ao participar deste exercício, o “cóptero de carga” operou em um ambiente robótico denso, validando a utilidade do conceito – particularmente seu design modular para troca fácil, flexível e rápida de cargas úteis e baterias.

“Esta foi uma grande oportunidade para testar nossa pequena escala
demonstrador em condições realistas”

Jens Federhen, X-Works, Airbus Innovation

O demonstrador foi desenvolvido pelo grupo UAS New Programs da Airbus em colaboração com a equipe de prototipagem rápida X-Works da empresa. Uma abordagem de sistema de sistemas foi aplicada com o objetivo de atender aos requisitos da missão militar que vão desde o transporte de carga e funções ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) até servir como um relé de comunicações e um multiplicador de força de combate.


A sua validação ocorreu em condições operacionais altamente realistas durante o exercício militar REP(MUS)2022, que decorreu na região da Península de Tróia, em Portugal, de 12 a 23 de setembro. No geral, o REP(MUS)2022 reuniu cerca de 1.500 pessoas para testar a coordenação de sistemas não tripulados e cenários de missões experimentais acima da água, na água e no fundo do mar.

Um ambiente desafiador durante o REP(MUS)2022

“Esta foi uma ótima oportunidade para testar nosso demonstrador de pequena escala em condições realistas”, explica Jens Federhen, que lidera a equipe de prototipagem rápida da X-Works. “Realizar as demonstrações em um ambiente tão exigente – cercado por seis navios de pesquisa, 11 navios de guerra e 120 sistemas não tripulados ao nosso redor – foi extremamente desafiador e ao mesmo tempo muito produtivo, pois pudemos aprender e criar links de colaboração úteis. ”


O demonstrador de subescala do futuro Airbus Multi-Mission and Transport UAS é um multicopter vertical de decolagem e aterrissagem (VTOL) de 35 kg. Dimensionado para acomodar uma variedade de cargas úteis, o “cóptero de carga” é equipado com o auxílio de pouso multifuncional DeckFinder™ desenvolvido pela Airbus para pousos automáticos nos conveses dos navios.

Orientação valiosa para o próximo passo

De acordo com Johannes Pittermann, UAS PORTFOLIO MANAGER e REP(MUS)2022 PROJECT MANAGER, a participação da Airbus também ajudou a responder a algumas perguntas em aberto para o conceito em escala real do drone de carga multimissão, fornecendo orientações valiosas no trabalho de projeto e desenvolvimento de acompanhamento .


Para a versão em escala real, o Airbus UAS New Programs prevê um drone capaz de transportar cargas úteis de mais de 250 kg em um alcance de mais de 300 km. Além das aplicações militares, a Airbus prevê um papel para o Airbus Multi-Mission and Transport UAS em uso civil para, por exemplo, gerenciamento humanitário e/ou desastre/crise.


33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page